quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uva – Fruta Revitalizante, Fonte de Antioxidantes

Colunas e Textos : Uva – fruta revitalizante, fonte de antioxidantes
Escrito por Dr° João Curvo
Segundo a dietética chinesa, as uvas nos dão vitalidade, fortalecem a imunidade e energia sexual. Ativam os rins e são indicadas nos medos, no cansaço, na falta de vigor físico, na falta de coragem e de audácia. Uvas passas, principalmente as escuras, são indicadas nos zumbidos nos ouvidos, insônia e ansiedade.

No passado, folhas de uva secas e trituradas, aplicadas em compressas, eram prescritas para aliviar dores de cabeça. Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas de menopausa.

A uva é uma fruta rica em carboidratos, fonte de antioxidantes, vitaminas do Complexo B e vitamina C.
A uva é levemente diurética e laxativa.


Uvas X Radicais Livres
Existem alimentos que se opõem à oxidação e aos radicais livres. São os alimentos antioxidantes, entre eles, as uvas.
Radicais livres são espécies tóxicas originadas do metabolismo do oxigênio, cuja produção está relacionada à nossa respiração e, portanto, à vida. Tensão emocional, estresse, poluição, excesso em açúcar e gorduras saturadas aumentam a produção de radicais livres e aceleram o envelhecimento em todos os órgãos. A oxidação, que é esperada à medida que o tempo passa, traz uma série de degenerações relacionadas ao envelhecimento, como diminuição da capacidade visual e auditiva, comprometimentos nas articulações, aterosclerose e câncer.

Suco de Uva Orgânico - Estudos recentes demonstram que altas concentrações de resveratrol (um flavonóide protetor do coração) estão presentes nos sucos de uvas cultivadas e processadas de forma ecológica. O revestratrol possui ação protetora contra a arteriosclerose, o câncer e doenças do coração.

O suco de uva orgânico apresenta maiores teores de resveratrol do que os sucos comerciais. Esta diferença pode ser atribuída tanto ao processo de fabricação do suco, como ao tipo de cultivo da uva. Na preparação dos sucos comerciais, por exemplo, emprega-se o aquecimento direto, já no ecológico é utilizado o vapor para evitar a degradação do fruto da videira. Além disso, no cultivo da uva ecológica não são usados agrotóxicos.

Os vinhos tintos e sucos produzidos a partir da variedade de uva Vitis vinífera, apresentam concentrações elevadas de resveratrol, enquanto que vinhos rosados e brancos apresentam teores mais baixos


Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br