quinta-feira, 8 de abril de 2010

Outono - A Hora da Limpeza

Colunas e Textos : O Outono - Hora da Limpeza
Escrito por Dr° João Curvo
O Outono pede disciplina e limpeza das vias aéreas

O outono é a estação relacionada a justiça e as regras. Ministério da Justiça, na China é chamado de Ministério do Outono. Nesta estação a natureza conspira para a natural seleção do que deve continuar e do que deve ficar para trás na vida de cada um. São três meses para passar uma peneira e limpar a própria vida. É como limpar o jardim das ervas daninhas. O outono mexe com o apego. O outono pode trazer tristeza e ser doído por nos deixar mais frente a frente com os nossos erros e clamar por decisões.

Segundo a medicina chinesa, o outono nos deixa vulneráveis às manifestações respiratórias.

No outono devemos priorizar refeições acompanhadas de vegetais aquecidos (cozidos, refogados, passados numa chapa quente,...), feijões de todos os tipos e sopas com um tipo de raiz ou grãos (feijão, grão de bico, lentilha,milho,...).

As proteínas podem ser animais (carnes, aves, peixes, ovos, queijos) ou vegetais (soja, to-fu, misso, cogumelos,...), devem estar sempre presentes no dia a dia. A nossa imunidade depende da proteína que ingerimos.


Gripe, bronquite e sinusite tornam-se manifestações comuns no outono. Agasalhar-se e comer alimentos e especiarias que nos aquecem e que possuem sabor picante (ardido), ajudam na eliminação de mucosou catarros.

No outono são indicados: alho, alho-poró, gengibre, pimenta, noz moscada, cebola, salsa, cebolinha, coentro, manjericão e orégano. E entre os chás: de raiz de lotus, gengibre, cravo e canela, casca de abacaxi, maçâ com canela.


.Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br