quinta-feira, 8 de abril de 2010

Feijão com Arroz

Colunas e Textos : Feijão Com Arroz
Escrito por Dr° João Curvo
O feijão é marca principal da cozinha brasileira. É o alimento mais popular no Brasil, tanto da zona rural como urbana. Foi um alimento básico de enorme importância para a saúde da população brasileira até o século passado. Mas o feijão está perdendo o espaço nos almoços e jantares. É uma pena, que hoje, pela falta de tempo e da menor disponibilidade em ter empregada ou cozinheira, a dona de casa moderna opta por modelos mais rápidos de refeição, sem o arroz e feijão de cada dia.

Foram os negros escravos, que na África já faziam uso do feijão, que ao chegarem no Brasil apreciaram o feijão indígena e começaram a cultivá-lo. Plantavam e comiam o feijão com farinha. Feijão e farinha foram à base de suas refeições e, por séculos, sustentaram grande parte da população negra no Brasil.

O arroz branco foi incorporado à nossa culinária por influência portuguesa, que também tinha pratos com feijão, mas não os tinha a cada almoço e jantar. Depois que D João VI provou, gostou e tornou público que gostara da combinação de arroz com feijão, a corte, a elite e emergentes ficaram mais a vontade em servir parte da “comida dos escravos” para a família e visitas na sala de jantar. O “feijão com arroz” nunca foi o prato principal, mas tornou-se um acompanhamento tipicamente brasileiro que espelha nossa miscigenação.
O feijão com arroz todos os dias é uma marca da culinária brasileira que para o brasileiro lembra a mãe, a casa da infância e a terra.


Feijão com arroz: uma combinação nutricional perfeita


A combinação de arroz com feijão fornece todos os aminoácidos essenciais, que são aqueles que necessitamos de ingerir através de alimentos.

O arroz é deficiente em Lisina, um aminoácido essencial, que por sua vez é abundante no feijão. Já o feijão é pobre dos aminoácidos Metionina e Cistina, que estão presentes no arroz. Por isso eles se complementam e além de fornecerem os aminoácidos que necessitamos, fornecem também energia na forma de carboidratos, vitaminas do Complexo B e minerais como ferro e zinco.

A tendência moderna é a de tirarmos da mesa o arroz com feijão.
Será uma pena se um dia perdermos este hábito tão saudável que tem gosto de família e aconchego.


Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br