quinta-feira, 8 de abril de 2010

Temperos e Temperamentos

Colunas e Textos : Temperos e Temperamentos
Escrito por Dr° João Curvo
Os temperamentos podem ser identificados a partir dos temperos.

Existem pessoas que conhecemos e que qualificamos como sendo amargas. Ainda bem que também conhecemos outras que são doces. Existe também muita gente sem sal.
As pessoas ácidas são aquelas que possuem humores ácidos e fazem comentários depreciativos ou maldosos a respeito dos outros.

Algumas pessoas que foram doces tornaram-se amargas com o tempo. Uma reunião com pessoas amargas diminui a doçura e a leveza do ambiente.

A ira dos adultos, que traz momentos ácidos, acaba com a doçura do olhar de qualquer criança.
O olhar da ira é vermelho, cospe fogo e mete medo. O medo mina a base da coragem. Crianças submetidas a medos tendem a ser inseguras e energéticamente, segundo a medicina tradicional chinesa, enfraquecem os rins em sua essência. Isto quer dizer que tenderão a ter sinais de
deficiencia de energia, da imunidade, do sono recompensador e, mais tarde, queixas relacionadas
à libido e funções sexuais.

Muitos temperos são quentes. Entre eles, a pimenta, gengibre, alho, cebola, nóz moscada, raiz forte, alho-poró que aquecem o nosso corpo e deixam avermelhados o rosto e o pescoço de pessoas claras, no momento em que os consomem.
Dizemos também que existem pessoas de temperamento quente. Geralmente estas pessoas adoram e consomem os temperos quentes como uma atitude de alimentar a fogueira de seus temperamentos.
Temperos picantes (ardidos) e quentes, aquecem o nosso temperamento e nos são indicados quando estamos mais frios e apáticos, mas são contra-indicados quando vivemos momentos de agitação, irritação e sensação de calor no corpo.

Pessoas doces demais muitas vezes precisam de uma pitada a mais de sal e de temperos fortes, para que também tenham fogo. O fogo é necessário. Brinco com as palavras mas elas fazem sentido. Pessoas frias, com pés, mãos e região genital frias, se beneficiam com os temperos quentes. Os temperos ardidos mexem com a circulação e chamam a energia para a periferia.

Já a hortelã, que é um tempero refrescante, nos traz frescor e energéticamente nos ajuda a acalmar. Frutas como abacaxi, melancia, melão e banana , também ajudam a diminuir a sensação de calor e agitação interna. Salada de frutas e hortelã ou suco de fruta batido com hortelã são nutritivos, refrescantes e ajudam a drenar o estresse de quando estamos afobados ou com a sensação "do coração na mão".

Temperos podem mudar temperamentos. Utilizando-os de forma adequada, temperamos melhor as nossas vidas.

Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br