quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alimentos que nos protegem

Colunas e Textos : Alimentos que nos protegem
Escrito por Dr° João Curvo
A definição de alimento funcional é "todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica".
Os alimentos funcionais nos protegem das doenças degenerativas que surgem com o tempo. Entre os processos degenerativos que ocorrem com a idade, é esperada a redução da eficiência de todos os sentidos, visual, tátil, olfativo, auditivo e gustativo. Os olhos têm uma garantia de quarenta anos. É quando, para quem não usa óculos, torna-se difícil ler um cardápio de restaurante, uma bula de remédio ou se localizar em um mapa. Nos órgãos, os processos degenerativos mostram-se no envelhecimento da pele, surgimento de rugas e manchas, enrijecimento das artérias e artroses. Câncer, aterosclerose e infarte também são decorrentes de processos degenerativos que podemos ou não ter ao longo da vida. Depende da genética, dos cuidados e da vulnerabilidade de cada um. Os alimentos funcionais não curam doenças, mas seu uso no dia a dia traz o aporte de componentes ativos capazes de reduzir o risco de certas doenças e a velocidade da evolução dos processos degenerativos.

Alimentos a incluir em um dia a dia saudável:

Se você não tem o hábito de comer de forma saudável, convém refletir e mudar o curso desta história. Não faça como certas crianças que simplesmente torcem o nariz para o que é saudável e dizem "não gosto", sem medirem as conseqüências. É sempre tempo de mudar para uma melhor qualidade de vida e liberdade. Procure ficar mais atento ao frescor e viço dos vegetais, frutas e sucos que consome. Apure o paladar e procure diminuir o sal. Para que a comida não fique sem graça, use especiarias, cheiro verde e azeite. Comer duas porções de hortaliças ao dia (exemplo: uma salada no almoço e uma sopa no jantar) e três porções de frutas frescas ao dia é uma forma saudável de evitar câncer e doenças do aparelho cardio vascular.

Vegetais folhosos, brócolis, espinafre, feijão - Fontes de ácido fólico que age na prevenção das doenças obstrutivas, na desatenção e prevenção de má formação do tubo neural na gravidez.

Tomate, Goiaba, Melancia - Substancia ativa : carotenóide licopeno.
Benefícios comprovados : atua como antioxidante preventivo da aterogênese e carcinogênese. Reduz risco de doenças cardio-vasculares. Tomate é rica fonte de licopeno , pigmento mais potente que o betacaroteno , que atua como antioxidante prevenindo câncer e o endurecimento das artérias.

Crucíferas - repolho, couve , couve-flor, espinafre e brócolis - Alimentos ricos em glicosinolatos que atuam na prevenção de câncer de mama.

Alho e Cebola - Seus compostos sulfurados produzidos pela decomposição da alicina agem diminuindo o colesterol, reduzindo a pressão arterial e prevenindo câncer gástrico.

Azeite - o uso regular de azeite é relacionado à redução do LDL colesterol e menores incidências de doenças obstrutivas coronarianas. O uso regular do azeite promove ação antinflamatória e preventiva de câncer.

Peixes - principalmente os mais ricos em omega 3 ( salmão, atum , bacalhau fresco, sardinha, truta ) que reduzem a hipertensão e o risco de doenças cardiovasculares. O hábito de consumir peixe reduz a ocorrência de câncer de mama, cólon, pele, pulmão, próstata e laringe.

Grãos de soja, to-fu, misso, proteína de soja, suco de fruta com soja -
Substância ativa : Fitoestrógenos , isoflavonas, genisteína e daidzeina.
Benefícios comprovados: redução do LDL colesterol e trigliceridios e prevenção de câncer de mama, cólon, reto e próstata. As isoflavonas da soja agem como fitormônios que podem ser usados como opção natural de reposição de estrogênios na mulher. Indicada para diminuir fogachos , ressecamento vaginal e previnir osteoporose.
30 à 50 gr de proteína de soja reduz até 30% o risco de doença coronariana por diminuir o LDL colesterol e triglicerídios.

Uvas e Vinho tinto -
O bioflavonóide chamado Resveratrol é o elemento chave para a indicação de uvas consumidas com casca e vinhos tintos (principalmente os chilenos) na prevenção das doenças cardiovasculares, isquemias, infartos e derrames. O resveratrol reduz o LDL colesterol.

Iogurte e coalhada -
Os componentes ativos são os probióticos lactobacilus e bifidobacterias que beneficiam à saúde prevenindo câncer de cólon e melhorando a resistência às infecções.

Laranja, tangerina, limão, lima da Pérsia, grapefruit - ricas em vitamina C e limonóides. Ação antioxidante e anti cancerígena.

Aveia, cevada - Fontes de vitaminas do Complexo B e a fibra solúvel betaglucana que reduz o risco de câncer no estômago e intestinos, diminui o LDL colesterol e ajuda no controle da glicose no sangue.

Linhaça - Suas sementes são ricas em omega 6 , omega 3 e lignanas que atuam reduzindo a probabilidade de câncer ginecológico induzido por hormônio estrogênico. Trata constipação intestinal e previne câncer de intestino.

Chá verde, chá preto - Rico em catequinas, tem sido relacionado à longevidade. Reduz agregação de plaquetas, diminui a formação de ateromas. Também indicado na prevenção de câncer.

Alimentação saudável é como cinto de segurança, não dá garantia, mas protege.





Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br