quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Outono e o Supermercado

Colunas e Textos : O Outono e o Supermercado.
Escrito por Dr° João Curvo

O outono nos reserva uma missão nobre, mas perturbadora, a de julgar e retirar as ervas daninhas do jardim da própria vida. O inverno que se aproxima pede o silêncio e aconselha que fiquemos mais em casa com nossas paredes e com o que for mais íntimo. Agora é quase como se fosse a hora de dormir, mas ainda tendo lição a fazer. Faltam coisas a organizar, entre elas a geladeira e a dispensa. A peneira fina do fim do outono também deve ser passada na lista de compras de supermercado. A organização da vida se passa pela barriga, por horários e rotinas alimentares. Na próxima ida ao supermercado deixe de comprar os alimentos que você sabe que não lhe fazem bem ao corpo. Todos nós sabemos o que nos melhora ou piora. Busque um modelo alimentar saudável para seguir pela vida afora. Para quem precisa emagrecer, sugiro não ter pressa. Nos fins de semana, fique mais a vontade, relaxe as regras, mas evite os excessos que naturalmente vão deixando de existir.

Pode ser denso e sombrio o sentimento do fim do outono. Passar uma peneira fina na própria vida pode dar medo e melancolia. O medo é relacionado à deficiência da energia dos rins que é responsável pela coragem, audácia e libido. Já a melancolia é relacionada à deficiência de energia dos pulmões. Deficiências de energia de rins e pulmões são prevenidas e tratadas pela dietoterapia energética chinesa, com alimentos que nos aquecem e que possuem sabor picante (ardido). Alho-poró, alho, gengibre, noz moscada, cebola, cebolinha, salsa, coentro e pimentas são indicados para compor refogados, cozidos e sopas. Temperos picantes dão movimento à nossa energia, por isso nos aquecem e muitas vezes nos deixam rubros e fazem transpirar. Os temperos ardidos e as comidas quentes estão indicados como forma de contrapor ao movimento da tristeza e do medo que nos estagnam e trancam a vida.

Feijões de todos os tipos e cereais como arroz integral, grão de trigo, milho e quinoa fortalecem nossa energia dos rins, e devem estar presentes no dia a dia. Cravo e canela estão indicados e podem estar presentes em chás (maçã, abacaxi) e doces de frutas cozidas ou assadas. E por falar em doce, o açúcar enfraquece a energia do rim e deve ser pouco consumido.

E, caso no fim do dia surja alguma melancolia ou sensação de não saber que rumo tomar, sugiro que relaxe bebendo uma xícara de chocolate quente, que dá um aconchego à alma e alegria à criança adormecida. Sei que o leite dá gases e que o chocolate é gorduroso, mas ao mesmo tempo penso que não devemos ser totalmente duros em nossos princípios. A concepção severa do outono, na verdade só quer corrigir nossas rotas com o propósito de nos dar mais alegrias nas próximas estações.
ikiki