quinta-feira, 8 de abril de 2010

O estresse oxida. A felicidade revitaliza.

Colunas e Textos : O estresse oxida. A felicidade revitaliza.
Escrito por Dr° João Curvo

Da mesma forma que canos de ferro enferrujam, o corpo humano se oxida. A nossa oxidação ocorre em reação a substâncias chamadas "radicais livres", que são átomos, íons ou moléculas que possuem um elétron impar em sua órbita mais externa. Por conterem elétrons não emparelhados, os radicais livres são extremamente reativos e altamente instáveis, capazes de grandes alterações químicas num espaço de tempo muito pequeno. Quanto maior a formação de radicais livres, maior o chamado "estresse oxidativo" que ocorre em nosso corpo. Radicais livres em excesso provocam destruição celular, aceleram o envelhecimento e iniciam diversas patologias.

O que acelera o "estresse oxidativo" em nosso corpo:

Ansiedade e sentimentos de raiva, ciúme, mau humor.
Dormir pouco.
Ter muita obrigação e pouco prazer.

E quanto a alimentação: frituras, gorduras animais, gordura hidrogenada, creme de leite, excessos em carne bovina, embutidos e defumados.

O tabagismo e o alcoolismo geram uma permanente cascata de radicais livres e processos oxidativos em todo o corpo.

Para neutralizar os efeitos devastadores dos radicais livres, existem alimentos que são fontes de substâncias de propriedades antioxidantes. Como o próprio nome diz, antioxidantes são substâncias que se opõem às oxidações. Eles podem agir de várias formas: protegendo a membrana celular do bombardeio dos radicais livres ou então, neutralizando-os. Entre os antioxidantes mais estudados estão as vitaminas C, E e Betacaroteno, minerais como o selênio e substâncias denominadas de bioflavonóides, todos encontrados em várias alimentos que devem estar presentes no nosso dia a dia.

O envelhecimento se faz pelas oxidações que ocorrem em nossos órgãos à medida que o tempo passa. Entre os alimentos ricos em antioxidantes conhecidos como "varredores de radicais livres", protetores da pele e da visão estão os alimentos que são fontes de betacaroteno (cenoura, mamão, manga, pêssego, damasco, abacate), Vitamina E e selênio (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs).

Podemos retardar o nosso envelhecimento se vivermos em felicidade e consumirmos basicamente alimentos saudáveis.


Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br