quinta-feira, 8 de abril de 2010

Atenção ao Saleiro! O Sal Acelera o Envelhecimento

Colunas e Textos : Atenção ao Saleiro! O Sal Acelera o Envelhecimento
Escrito por Dr° João Curvo


A redução do sal ajuda a preservar a saúde e integridade das nossas artérias. O hábito de uma alimentação frugal, rica em potássio e pobre em sal, protege as artérias do endurecimento que ocorre em suas paredes. Embora a tendência natural da vida seja a de promover placas de ateroma e enrijecimento das artérias, é possível um dia ser idoso e escapar desta sentença. A nossa qualidade depende de nossos hábitos. A hipertensão arterial e a aterosclerose constituem os principais fatores de risco cardiovascular. A diminuição do consumo de sal é um caminho simples, mas não fácil, para prevenção e tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial.

O álcool colabora para elevar aingestão de sal. A bebida alcoólica, geralmente acompanhada de petiscos, eleva a pressão arterial e colabora a retenção de líqüidos (inchaço). A pessoa que tem por hábito o abuso de álcool e salgadinhos, costuma ter o abdome dilatado e protuso. A prevalência de hipertensão arterial aumenta ainda mais quando se associa sal, álcool e obesidade.

O aumento progressivo da pressão arterial, que ocorre com o envelhecimento, guarda estreita relação com a ingestão de sódio (das comidas salgadas, embutidos, queijos...) e de potássio (das frutas, verduras, legumes e grãos). Em outras palavras, quanto menos verduras, legumes e frutas, maior é a possibilidade da pressão ficar e manter-se elevada.

A hipertensão arterial é observada primariamente em populações onde a
ingestão de sal é maior que 1 colher de chá/dia e é rara em comunidades que consomem a metade deste valor. Além da redução da pressão arterial, a restrição de sal diminui a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais. A restrição do sal também é indicada para o tratamento e prevenção da osteoporose.

Diminuindo o sal, diminui-se a eliminação do cálcio. Cada 2.300 mg de sódio eliminado pelos rins, arrasta 50 mg de cálcio para fora de nosso corpo. Quanto mais sal ingerimos, mais cálcio eliminamos de nossas reservas.

A restrição de sal não deve ser só para os hipertensos, mas para todos nós. Diminuir o sal deve fazer parte do cuidado que cada um deve tomar em relação ao próprio corpo. À medida que o sal retém a água, retém também mais toxinas o que aumenta o processo oxidativo em todos os tecidos.


O excesso de sal acelera o envelhecimento.



O ideal é consumir só até 1 colher de chá de sal ao dia (6 gr).

Deve-se evitar ter o saleiro na mesa.

Evite excessos no consumo de shoyo, embutidos (salsichas, salame, mortadela, presunto), defumados, bacalhau, carne-seca, queijos, biscoitos, sopas e temperos de pacotes.

O efeito hipotensor com medidas dietéticas podem ser observados após 8 semanas do controle sobre a ingestão de sal.

Substitutos do sal contendo cloreto de potássio no lugar de cloreto de sódio (sal) não tem exatamente o mesmo gosto do sal, mas é uma alternativa de tempero salgado aos hipertensos. Pacientes hipertensos com diminuição da função renal, só devem fazer uso do cloreto de potássio, sob consentimento médico, devido ao risco de hiperpotassemia.

Temperos como cheiro verde, manjericão, orégano, cominho, raiz forte e pimentas devem ser usados como recursos simples de diminuir o sal do dia a dia sem que a comida fique sem graça.

A maior ingestão de potássio e magnésio, presente nos vegetais e frutas minimiza os efeitos nocivos de uma refeição rica em sal.

Após uma refeição mais salgada está indicada uma próxima refeição frugal.

Frutas como abacaxi, pêra, melancia, melão, tomate, ajudam a evitar retenção de líquidos.





Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br