quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alimentos Indicados para a Prevenção da Osteoporose

Colunas e Textos : Alimentos Indicados para a Prevenção da Osteoporose
Escrito por Dr° João Curvo

Com a idade e a queda dos hormônios sexuais, advém o enfraquecimento natural dos ossos. A diminuição da densidade óssea (osteopenia) e a osteoporose fazem parte da vida dos longevos, mas podemos intervir no curso desta história, retardando este processo através de saudáveis hábitos de vida. A atividade física regular aliada a alimentação balanceada rica em cálcio ajudam a retardar este processo degenerativo. Sedentarismo e dieta pobre em cálcio aceleram e agravam o processo de desmineralização óssea. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos, peixes, iogurte e to-fu ajuda a preservar a massa óssea e prevenir a osteoporose.

Os laticínios são ricos em cálcio e, entre eles, o mais recomendado é o iogurte com baixo teor de gorduras ou desnatado, que contém em média 300-400 mg de cálcio. Os lactobacilus do iogurte ou coalhada ajudam na digestão do leite e na prevenção de câncer nos intestinos. Os queijos são excelentes fontes de cálcio, mas para prevenir a osteoporose, não devem ser ricos em sódio (sal). Queijos muito salgados aumentam a excreção urinaria de cálcio.

Os peixes são indicados. A sardinha é especialmente indicada por concentrar maior quantidade de cálcio e ser ainda rica em vitamina D e Ômega 3.

Folhas verdes escuras são ricas em cálcio, mas nem sempre este cálcio é bem absorvido no intestino delgado. O limão, que pode ser usado com tempero, facilita a absorção do cálcio dos vegetais. Brócolis, couve e quiabo são fontes de cálcio de boa biodisponibilidade que são facilmente absorvidos pelo organismo.

Feijões de todos os tipos, sementes (girassol, linhaça, abóbora, gergelim...) e frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas...) são fontes de cálcio, flavonóides, vitamina E e selênio e são antioxidantes que protegem o sistema vascular e ósseo.
As frutas, por serem fontes de vitaminas C e A, devem ser consumidas diariamente. A vitamina C é essencial para a formação e manutenção do colágeno em nosso corpo.

Para Evitar Osteoporose:

Evite dieta de proteínas por longos períodos. Tanto as dietas de proteína como o excesso de açúcar e de farinha de trigo refinada (massas, pães, bolos, bolachas...) aumentam o processo de reabsorção óssea.

Diminua o sal. Cada 2.300 mg de sódio eliminado pelos rins, arrasta 50 mg de cálcio para fora de nosso corpo. Quanto mais sal ingerimos, mais cálcio eliminamos de nossas reservas.

A cafeína e a teína (cafeína dos chás) diminuem a absorção do cálcio.

Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br