quinta-feira, 8 de abril de 2010

Peixes

Colunas e Textos : Peixes
Escrito por Dr° João Curvo
Peixes colaboram para a boa saúde, principalmente os mais ricos em ômega 3 (salmão, atum , sardinha, truta, arenque), que é um óleo polinsaturado que colabora para reduzir os triglicerídios, a hipertensão artérial, a adesão das plaquetas, as placas de gorduras das artérias e o risco de doenças cardiovasculares. O uso regular de fontes de õmega 3 colabora para manter a elasticidade da parede das artérias e com isto, ajuda a retardar o enrijecimento das artérias que ocorre a medida que a gente envelhece e, principalmente, quando se instala um quadro de hipertensão arterial . O ômega 3 aumenta a fluidez do sangue.

O hábito de consumir peixes também é relacionado à menor ocorrência de câncer de mama, cólon, pele, pulmão, próstata e laringe. O ômega protege a pele e previne o câncer de pele

Os peixes são fontes de DMAE, substância de efeito antioxidante, bastante empregado na cosmetologia e também recomendado para revitalização da pele.

Os peixes são alimentos de fácil digestão e têm todos os aminoácidos que precisamos.
Os peixes ajudam na integridade óssea. São fontes de cálcio e de vitamina D.

O salmão é um peixe mais calórico que os demais. Por ser mais gorduroso (é fonte de óleos saudáveis, porém calóricos da mesma forma que uma gordura saturada), sugiro aos que querem emagrecer e aos que têm que ter especial atenção para não engordar que, em uma refeição com salmão, combine-o com verduras e legumes e não com arroz, massa ou batata.

Informações calóricas
100 gr de salmão - 210 calorias.
100 gr de bacalhau - 160 calorias.
100 gr de atum fresco - 140 calorias.
100 gr de sardinha fresca - 120 calorias.
100 gr de truta fresca, badejo, vermelho, namorado, congro-rosa, pargo, tilápia, têm aproximadamente 100 calorias.





Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br