quinta-feira, 8 de abril de 2010

Outono

Colunas e Textos : Outono
Escrito por Dr° João Curvo
Órgão vulnerável: Pulmão
Regras a cultivar: Justiça e disciplina.

Pulmões e vias respiratórias encontram-se mais vulneráveis nesta estação. Maior formação de muco respiratório, gripe, bronquite e sinusite e tornam-se manifestações comuns no outono.
O outono é a estação relacionada a justiça e as regras. Ministério da Justiça, na China é chamado de Ministério do Outono. Nesta estação a natureza conspira para a natural seleção do que deve continuar e do que deve ficar para trás na vida de cada um. O outono mexe com o apego, pode mexer com vícios e relacionamentos e por isso, pode ser doído por nos deixar mais frente a frente com os nossos erros e decisões. O outono nos deixa vulneráveis à tristeza.

Especiarias de sabor picante (ardido) que nos aquecem como o alho, alho-poró, gengibre, pimenta, noz moscada, cebola, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, orégano e pimentas de todos os tipos, estão indicados na dietoterapia chinesa do outono.
Grãos, feijões de todos os tipos, arroz integral, grão de trigo, milho e quinoa, raízes (aipim, inhame, cenoura, beterraba, batatas de todos os tipos) devem estar presentes no dia a dia. Sopas, cozidos e refogados são indicados com as especiarias de sabor picante.
Gengibre, cravo e canela fazem circular energia, ajudam a "quebrar" mucos, fluidificam secreções e estão indicados em chás e frutas cozidas ou assadas.
A evitar: alimentos que geram muco como leite, creme de leite e todas as bebidas geladas.


Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br