quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alimentos Funcionais e Envelhecimento Celular

Alimento funcional , segundo a Portaria 398 de 30/04/99 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde do Brasil , é todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica" . Os alimentos funcionais nos protegem das doenças degenerativas que o tempo nos traz. Entre estes processos degenerativos que ocorrem com a idade, é esperada a redução da eficiência de todos os sentidos visual, tátil, olfativo , auditivo e gustativo. Enquanto jovens têm por volta de 240 botões gustativos por papila na língua, a pessoa de oitenta anos não chega a 100. Por isso é comum ouvir que a comida de hoje não mais tem o sabor de antigamente. A partir dos quarenta anos é clara a queda da capacidade visual na hora de ler um cardápio no restaurante, uma bula de remédio ou se localizar em um mapa. Óculos começam nesta fase a fazer parte dos objetos essenciais ao conforto. Processos degenerativos incluem também as artroses , o endurecimento das artérias e o câncer. Os alimentos funcionais no dia a dia nos ajudam a preservar o viço na pele e o brilho no olhar.

Comendo mais dos alimentos funcionais abaixo, aumentam-se as chances de vivermos mais e melhor.

- Soja -
Substância ativa : Fitoestrógenos , isoflavonas, genisteína e daidzeina.
Benefícios comprovados e autores dos estudoscientíficados citados ente parêntesis : Redução do LDL colesterol e trigliceridios (Anderson , 1995). Prevenção de Câncer de mama, cólon, reto e próstata. (Riaz , 1999).

As isoflavonas da soja agem como fitormônios que podem ser usados como opção natural de reposição de estrogênios na mulher. Indicada para diminuir fogachos , ressecamento vaginal e previnir osteoporose (Albertazzi , 1998).
30 à 50 gr de proteína de soja reduz até 30% o risco de doença coronariana por diminuir o LDL colesterol e triglicerídios.

- Tomate -
Substancia ativa : carotenóide licopeno.
Benefícios comprovados : atua como antioxidante preventivo da aterogênese e carcinogênese. Gester (1997) e Clinton (1998).
O tomate é rica fonte de licopeno , pigmento mais potente que o betacaroteno , que atua como antioxidante prevenindo câncer e o endurecimento das artérias.

- Crucíferas -
( repolho, couve , couve-flor e brócolis ) - Alimentos ricos em glicosinolatos que atuam na prevenção de câncer de mama. ( Michnovicz&Bradlow , 1991 ; Hechet , 1995).

- Linhaça -
Suas sementes são ricas em omega 6 , omega 3 e lignanas , que atuam reduzindo a probabilidade de câncer ginecológico induzido por hormônio estrogênico. Trata constipação intestinal e previne câncer de intestino. (Phipps ,1993).

- Alho -
Seus compostos sulfurados produzidos pela decomposição da alicina , possuem ação diminuindo o colesterol e reduzindo a pressão arterial e prevenindo câncer. (Srivastava , 1995; You et al.,1988)


- Frutas cítricas -
ricas em vitamina C , potente antioxidante também de ação anti cancerígena.( Gould , 1997; Crowell, 1997).

- Chá verde -
Rico em catequinas , tem sido relacionado à longevidade dos orientais. Possui efeito benéfico na atenção e previne doenças obstrutivas coronarianas. Também indicado na prevenção do câncer. (Nakaski,1998)


- Uvas e Vinho -
O bioflavonoide chamado Resveratrol é o elemento chave para a indicação de uvas consumidas com casca e vinhos tintos (principalmente os chilenos) na prevenção das doenças cardiovasculares, isquemias , infartos e derrames. O resveratrol reduz o LDL colesterol. (Frankel, 1993; Gehm,1997 ; Jang, 1997).

- Cereais -
Fontes de vitaminas do Complexo B e a fibra solúvel betaglucana que reduz o risco de câncer no estômago e intestinos e diminui o LDL colesterol (Bell, 1999 ; Andlauer&Furst, 1999).


- Peixes -
principalmente os ricos em omega 3 ( salmão, atum , bacalhau fresco, sardinha, truta ) , que reduzem a hipertensão e o risco de doenças cardiovasculares. O hábito de consumir peixe reduz a ocorrência de câncer de mama, cólon , pele, pulmão, próstata e laringe. (Daviglus , Albert , 1997 ; Simopoulos, 1994; Netleton, 1995).

- Iogurte e coalhada -
Os componentes ativos são os probioticos lactobacilus e bifidobacterias que beneficiam à saúde prevenindo câncer intestinal e melhorando a resistência às infecções. (Mital&Garg, 1995; Sandres, 1998).