quinta-feira, 8 de abril de 2010

Suplementação nutricional : Uma Opção

Colunas e Textos : Suplementação nutricional : uma opção
Escrito por Dr° João Curvo
Pessoas que comem pouca carne e têm propensão à anemia, devem ficar atentas à ingestão do ferro, zinco e vitamina B12. Estes três elementos são encontrados, sobretudo, nas proteínas animais.
Vegetarianos estritos, que são aqueles que só comem alimentos vegetais e não incluem em sua dieta ovo e nem laticínios, para não terem carências nutricionais, devem buscar o zinco em alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, nozes, sementes e cereais integrais.A deficiência de zinco traz prejuízo na força muscular, na imunidade, na formação de hormônios, fabricação de esperma e na força dos cabelos.
A deficiência nutricional de ferro dificulta o ganho de massa muscular nos praticantes de ginástica e musculação. Folhas verdes escuras temperadas com limão ou vinagre, feijão, grãos de todos os tipos, sementes e açaí são fontes naturais de ferro
Para ser vegetariano estrito e bem nutrido, deve-se comer rotineiramente frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas...), sementes, leguminosas (feijões, soja, lentilha, grão de bico, ervilha,,,), brotos vegetais, folhas verdes escuras, cereais integrais (arroz, milho, quinoa...), germe de trigo, to-fu e cogumelos.
A inclusão de ovos e derivados do leite facilita o dia a dia numa dieta vegetariana e assegura menores chances de carências nutricionais. Ovos e leite são fontes de proteína, de vitamina B12 e zinco. A clara de ovo é fonte de proteínas. A gema do ovo, além de proteína, tem ferro. Laticínios, especialmente iogurte, coalhada e queijos, são fontes de proteínas e de cálcio.
Suplementos nutricionais podem colaborar para a qualidade nutricional daqueles que consomem poucos produtos animais e não têm a disciplina de seguir uma dieta vegetariana bem equilibrada. Suplementos em cápsulas ou pó com aminoácidos, ferro, zinco, cálcio e vitaminas podem melhorar a qualidade da massa muscular e a energia. Deve-se evitar tanto a auto medicação como a auto-suplementação. Suplementos nutricionais devem ser ingeridos somente sob orientação de profissional médico, que indicará a concentração de cada substância e a duração de seu uso.






Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br