quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Com o sopro da Primavera é Hora de Reciclar

Em água corrente não pára mosquito. Reciclar o guarda-roupa também faz parte do movimento da primavera. É um bom momento para dar o que não usamos. Roupas, bolsas, sapatos e chinelos que, em muitas casas, ficam esquecidos em um fundo de armário ou gaveta. A energia, principalmente na primavera, não pode estagnar. Primavera é início. Início do movimento que tem quatro (ou cinco, segundo os chineses) estações.
Fígado, o órgão distribuidor de energia. Gorduras e bebidas alcoólicas são os mais corriqueiros agressores que estagnam o fígado. O hábito de petiscos fritos, embutidos, carnes gordas, manteiga e queijos gordurosos criam um processo de estagnação de energia no fígado que repercute no corpo todo.
A bebida alcoólica, por consumir nossas reservas de glicogênio, diminui a resistência na atividade física e gera fadiga no dia seguinte, ou seja, colabora ainda mais para a estagnação. Não só álcool e tira gostos gordurosos minam a saúde do fígado. Sentimentos como raiva, inveja e ciúme podem gerar o chamado "fogo do fígado" que nos consome e pode fazer surgir tremores de pálpebras, tonteiras, labirintites ou zumbidos. O "fogo do fígado" também pode gerar gastrite ("fogo no estomago") e dores no peito. Excesso em gorduras, álcool e sentimentos abafados de raiva podem desencadear isquemias e acidentes vasculares. Para limpar o fígado, a água costuma ser o melhor remédio. A água faz circular o que está parado, hidrata e é veículo para eliminação de toxinas. A quantidade de água indicada ao dia para uma pessoa normal é 30-35 ml/kg de peso. Sendo assim, uma pessoa de 60 kg tem indicação de beber entre 1,8 a 2,1 litros de água ao dia, sendo pelo menos 50% deste volume sob a forma de água pura. O restante pode ser sob a forma de sopas, chás ou sucos.

Clínica João Curvo | www.joaocurvo.com.br