quinta-feira, 8 de abril de 2010

Verão - A Festa da Natureza

Colunas e Textos : Verão - A Festa da Natureza
Escrito por Dr° João Curvo
Verão – A Festa da Natureza

A natureza conspira para a festa e quem não participar pagará um preço na próxima estação. É sempre assim, quem não compartilha da alegria e da luz do verão, não armazena o elemento fogo para a próxima estação e assim, abre as portas para a melancolia no próximo outono. Segundo o livro Nei Ching - Su Wen, escrito há mais de dois mil anos na antiga china, a natureza não perdoa aqueles que contrariam as suas regras. Portanto, se você ainda não despertou para a festa que está começando, ainda é hora de vestir alguma roupa colorida, ouvir músicas ritmadas, dançar, pegar uma cor de verão e encontrar-se com amigos para rir e conversar assuntos que não são importantes.
Quando as frutas brotam de forma abundante e colorida para chamar nossa atenção é sinal que é hora de consumi-las. O sol colore a pele e, antes de castigá-la, nos dá ares de saúde, viço e juventude .O excesso de sol sem proteção solar, inegavelmente envelhece e favorece o aparecimento de câncer de pele. Por outro lado, banho de sol por quinze minutos, sobretudo antes das dez horas da manhã, revitaliza os rins, que segundo a medicina chinesa comanda a força dos ossos, a coragem e a energia sexual. Ficar meses a fio distante dos raios do sol pode dar à pele uma tonalidade mais clara e sem manchas, mas em contrapartida trazer prejuízo na nossa expressão Yang, que é a expressão do fogo, do dinamismo e da alegria. O sol revitaliza. Tomar sol nas costas energiza os rins e os pulmões. Os pulmões são a sede da tristeza. A tristeza é fria, contrai, desaba a postura, derruba os ombros e estreita o tórax. A tristeza diminui a amplitude respiratória, o que traduz uma atitude de querer trocar menos com a vida lá fora. Já o sentimento do verão é a alegria, que como o elemento fogo, espalha e contagia.

A água nutre o fogo consistente. Em uma madeira seca o fogo vai alto, mas acaba logo. No verão, naturalmente buscamos mais água para beber e nos banhar. A água repõe os líquidos que perdemos a mais pelo suor, atenua o calor do corpo e aumenta a resistência aos exercícios. Frutas ricas em líquidos ajudam a hidratar e refrescar o calor do verão. Encontros em torno das águas mar, rio, cachoeira ou piscina, acontecem espontaneamente e também fazem parte do espírito do verão.

Calor e umidade em dias de verão. Quando calor e umidade se juntam, surge a sensação de peso no corpo. É quando as pernas tornam-se mais pesadas e nas pessoas acima do peso, inchadas. O nosso corpo sempre interage com a natureza. Quando após um dia quente o céu se torna coberto de nuvens prestes a desaguar, temos a sensação de estar em uma sauna úmida, cercados de vapor. A pele brilha e a roupa cola nas costas, especialmente em momentos que precedem uma pancada de chuva. É quando as articulações acometidas por lesões ou artrites tornam-se mais doloridas e edemaciadas. Enxaquecas latejam mais e a tensão pré menstrual pode piorar em relação à retenção de líquidos, cólicas, dores de cabeça e mau humor.Para harmonizar o corpo nesta fase de verão devemos não esquecer de beber cerca de 2 litros de líquidos ao dia e de três a cinco frutas frescas ao dia..
As refeições devem ser leves para que a vida nos torne leves.







Clínica João Curvo
www.joaocurvo.com.br